Alguns projetos Open Source

Antes de mais nada, me desculpem pelos meses que o blog anda sem atualizações, um dos motivos é justamente o que vou comentar neste post. Desde o começo do ano passei a contribuir um pouco mais com projetos Open Source e neste post vou falar um pouco sobre 3 colaborações que gostei muito de ter participado e que o resultado final me agradou muito também.

VRaptor Flex Plugin

Em ordem cronológica o primeiro “grande” feito ao Open Source neste ano foi ter criado, com a ajuda do Lucas Cavalcanti e do Erich Egert um plugin para o VRaptor que possibilita as chamadas remotas usando o protocolo AMF. Na verdade não fizemos todo o trabalho de (de)serialização, mas assim como o suporte para Spring, EJB, etc.  O que fizemos foi criar uma factory que você deve registrar no framework que realmente sabe fazer a serialização para AMF. Por enquanto estamos suportanto o BlazeDS e o GraniteDS.

Para saber um pouco mais sobre o plugin e como configurar e usar veja o página no próprio github para issues podem usar a mesma página de issues do VRaptor.

Stella 2.0

Alguns de vocês já deve ter ouvido falar no Stella. Um projeto com um monte de utilidades para desenvolvedores brasileiros, como validadores de CPF e CNPJ, gerador de boleto, conversor de números por extenso e um pouco mais. Embora muito útil, o projeto andava meio parado e recentemente eu, o Mario Amaral e o Paulo Silveira, além de outras contribuições da comunidade, atualizamos o projeto para suportar as “novas” especificações do JEE6 como o JSF2 e Bean Validation, além de muita refatoração e algumas melhorias na API.

Acabamos de liberar um release beta e em breve devemos ter uma versão 2.0 final disponível.

Static Server

O último projeto que trabalhei recentemente surgiu no momento de subir o site do Stella. Na Caelum estamos numa tendência de cada vez mais tirar a responsabilidade de infra das nossas mãos, então mesmo com um site estático a gente queria subir no Heroku ou Google App Engine. Pensamos em criar uma aplicação rails e deixar todos os arquivos no public, mas não fazia o menor sentido, então comecei a fazer usando apenas Rack, mas ficamos com o problema da home, aí comecei uma dsl pra configurar forward e redirect, fui refatorando até que surgiu o StaticServer que já está no rubygems como static_server.

Em breve vou colocar uma documentação melhor, mas por enquanto vocês podem ver os exemplos nos testes de integração.

Ajude você também

Esses e tantos outros projetos, brasileiros ou não, sempre precisam de ajuda, seja com código, documentação, exemplos e até mesmo encontrando e registrando bugs. Toda ajuda é bem vinda, sempre!

Em breve devo colocar mais exemplos e possivelmente escrever posts com mais detalhes da utilização de cada um deles.

Tagged with: , , , , , , , ,
Posted in Flex, Java, Ruby
3 comments on “Alguns projetos Open Source
  1. Francisco Carvalho says:

    Interessante David,

    Eu fiz Sistema de Informação e hoje trabalho na área administrativa desenvolvendo ferramentas para automatização de relatório e processos, entre eles desenvolvemos um Sistema semelhando ao B.O. em VBA.

    Hoje estou começando a estudar Java. O que tenho que fazer para ingressar em algum projeto? É possivel?

    Obrigado

  2. Francisco Carvalho says:

    Muito obrigado David,
    Pelos links postados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>