Minha opinião sobre ambiente de trabalho

Muito palpite e pouco estudo na nossa área acabam gerando grandes discussões sobre o ambiente de trabalho. Afinal, baias são ruins, mesões geram barulho e distrações, as pessoas precisam ter o seu espaço, e tantas outras questões sempre são levadas aos pobres tomadores de decisão sobre a montagem da área de trabalho dos funcionários.
Estou prestes a completar meu primeiro mês de Locaweb e tive vontade de escrever sobre assunto já que, embora tão parecido com a Caelum, minhas sensações são completamente diferentes, o que me fez refletir sobre o que realmente gosto e não gosto no assunto. Infelizmente esse post é apenas a opinião de mais um e nada além disso.

Eu adorava o ambiente que tinha na DClick e na Caelum e também estou gostando muito das coisas aqui na Locaweb, com regras apenas de bom senso: vista o que quiser, chegue na hora que quiser, apenas faça suas horas semanais e cumpra seus deveres não importa como. Na minha opinião isso deveria ser regra para área de desenvolvimento, mas na hora de comprar os móveis é que as dúvidas começam, então vou listar alguns itens que considero importantes e comentar sobre os prós e contras que vivi nesses últimos anos.

Mesas

Sempre fui defensor dos mesões. Sempre achei que o ganho em comunicação vale mais do que as eventuais distrações que podem gerar, porém tanto a DClick quanto a Caelum são empresas relativamente pequenas, em ambas a nossa “salona” tinha no máximo 20 devs. A experiência das mesonas aqui na Locaweb está sendo bem menos produtiva pra mim. Na minha primeira semana aqui tive dias de produtividade MUITO baixas que atribuí ao barulho na sala. Não sei qual seria o número máximo de pessoas, ou se o problema não é quantidade e sim o bom senso, mas a questão é que hoje preciso me controlar bem mais para render o que gostaria num dia de trabalho. Aqui, além das mesonas existe outro fator que talvez seja o real “vilão”, que são as brincadeiras. Na Caelum era comum ver uma pessoa ou outra brincando com os dardos ou fazendo malabares, mas aqui na Loca é comum ver pessoas fazendo “guerrinha” com suas NERFs. Embora seja óbvio que “guerrinha” seja uma distração muito grande, nas outras empresas também tínhamos momentos de “distração coletiva” ou simplesmente barulho intenso, por isso não tiro a “culpa” dos mesões para esse tipo de bagunça.
Veredito: Use com bom senso. Claro que é mais fácil “controlar” 20 do que 500, mas mesmo para times grandes acho que vale a pena a utilização dos mesões, mas é necessário um pouco mais de responsabilidade dos funcionários.

Lugares fixos

Uma das coisas que mais senti falta quando fui para a Caelum era de ter o MEU lugar. Sempre gostei de ter a minha bagunça, fotos, planta (na DClick eu tínha um cactus na mesa, aqui na Loca ainda não), enfim, personalizar o lugar como você preferir. Tanto na DClick quanto aqui na Loca tenho essa possibilidade, mas na época de Caelum não tínhamos, e embora sentisse falta disso, lá faz muito sentido ser da maneira que é. Mais importante do que trazer a foto da familia é sentar próximo do seu time de trabalho. Aqui na Loca os time são bem definidos e pelo o que entendi, existe uma baixa rotatividade de pessoas entre times, na Caelum é exatamente o oposto. Lá não existe uma separação muito clara entre os times e a rotatividade é MUITO grande. Não faz o menor sentido você customizar seu lugar se vai trocar de lugar toda semana. Um ponto curioso sobre o assunto é que na DClick era mais ou menos o meio do caminho. Existem (pelo menos existiam) times bem definidos por projeto, mas a rotatividade era média e fazer a mudança eventualmente valia a pena. Durante o ano que trabalhei lá me lembro de ter remanejado minhas coisas pelo menos umas 3 ou 4 vezes.
Veredito: Dê preferência por manter os times juntos e, se as mudanças não forem frequentes, vale a pena deixá-los fixos.

Cadeiras

Compre cadeiras boas para seus funcionários! Eu sei que não é barato, mas além de lei, faz toda a diferença chegar em casa após um dia de trabalho numa cadeirinha vagabunda ou numa cadeira que você pode configurar altura, encosto e etc.
Veredito: Não precisa ser cadeira de presidente, mas compre pelo menos uma de rodinha com regulagem de altura, encosto e braços.

Monitores

Desde que usei dois monitores pela primera vez na DClick me apaixonei pela experiência. Poder ver o código e browser ao mesmo tempo ajuda MUITO no dia-a-dia. Se for optante pelos lugares fixos, compre 2 monitores pra todo mundo! (vai sair mais barato do que a cadeira), se não, deixe alguns espalhados pelas mesas para que as pessoas usem. Uma observação importante sobre essa opção é: quanto mais difícil for de usar, menos eles serão usados, então tente deixar tudo prontinho para apenas espetar o computador e sair usando.
Veredito: Eu me sinto bem mais produtivo usando outro monitor. Acredito que vale o investimento.

Copa/Cozinha/Banheiro

Essa parte é bem mais difícil de gerenciar pois na maior parte dos casos não temos como colocar um banheiro a mais onde queremos, mas é um fator que não deveria ser completamente ignorado. Na DClick a copa era pra um lado e o banheiro pra o outro, mas ambos bem próximos da maioria. Na pior da hipóteses ou você sentaria bem perto de um e um pouco longe do outro. Na Caelum, na última configuração de sala que tínhamos quando saí de lá, a “copa” estava integrada à nossa sala o que era ótimo. O único problema que tivemos com isso foi a facilidade que as pessoas tinham em comer nas mesonas e acabava sujando um espaço coletivo. Bastou uma conversa e tudo se resolveu. Quanto aos banheiros lá, usavamos os da área comum do prédio. Relativamente próximos com a desvantagem de ter que levar uma chave com você, além de ser só um por andar (relativamente comum tentar ir ao banheiro e estar ocupado). Aqui na Loca, tanto o banheiro quanto a copa ficam nos cantos do prédio e em apenas 2 cantos. Pra piorar, o banheiro masculino é de um lado e o feminino é do outro, ou seja, dependendo de onde você se sente pode ser uma longa jornada até você se aliviar ou conseguir o seu café. Porém, se sentar perto do banheiro vai acabar vendo um grande fluxo de pessoas por perto. Embora veja isso como um desperdício (pra que já leu um pouco sobre lean sabe do que estou falando) não vejo uma solução plausível para esse caso.
Veredito: Definitivamente comportar 500 pessoas é BEM mais difícil do que 20, mas tente se preocupar com esses detalhes na hora de escolher o prédio. Sem dúvidas seus funcionários precisão ir ao banheiro e quanto menos tempo eles demorarem, melhor pra todos! Prefira os ambientes com banheiros e copas (café) acessíveis e de preferência que sejam iguais para todos, independente de onde sentam.

Esses são os principais fatores físicos que acredito afetar a minha produtividade durante o dia-a-dia. Em nenhuma das 3 empresas que citei no post tive 100% dos itens que mais gosto e fui/sou muito feliz como funcionário de todas, então não se preocupe se não conseguir todos, mas tente fornecer o máximo desses itens para seus funcionários.
Lembre-se do princípio ágil:
“Construa projetos em torno de indivíduos motivados.
Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.”

Pra finalizar, fotos da minha mesa aqui na Locaweb:

Tagged with: , , ,
Posted in Agile
2 comments on “Minha opinião sobre ambiente de trabalho
  1. Oi David,

    Acho que mais do que o bom senso, o que gostei do seu relato, foram as tuas medições e comparações que, embora totalmente informais, te ajudaram a decidir sobre a tua sensação de produtividade! ;)

    Continue escrevendo assim!

    Abraços,
    Mauricio

  2. Fala professor! heheheh

    Bom post, gostei bastante, principalmente pq eu sempre tive curiosidade de saber como eram os ambientes da Locaweb e da Caelum ^^

    Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>